segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Artigo Pe.Luís Gonzaga - Agosto 2013


O Catequista e o lugar à mesa no Reino de Deus 


Participar da mesa no Reino de Deus é um modo simbólico, usado na Bíblia, para falar das pessoas que continuarão sua existência na comunhão com o Deus que nos deu a vida e quer que a vivamos plenamente. Nossa fé em Jesus Cristo nos dá a certeza que somente ele é o caminho que nos leva até ao Pai Misericordioso, que deseja a salvação de todos, mas que respeita nossa liberdade de aceitar ou não esse seu convite de vida verdadeira.

Portanto a salvação necessariamente passa pela decisão livre e consciente de cada um de assumir Jesus Cristo, assim como é, e em tudo aquilo que ele realiza e nos ensina a fazer.

Eis a nobre importância do trabalho do catequista e de qualquer evangelizador: proporcionar à pessoa o seu encontro pessoal com Jesus Cristo de forma tal que ele mesmo tenha condições de decidir segui-lo autenticamente.

Para conseguir realizar essa missão é indispensável que o próprio catequista já tenha tomado sua decisão pessoal de ser verdadeiro discípulo missionário de Jesus Cristo: as opções que faz no dia a dia, o modo de se relacionar com as pessoas, sua vida de oração, seu contato com a Palavra de Deus, enfim, todo seu jeito de ser e de agir deve estar em sintonia com as atitudes e ensinamentos do Mestre Jesus.

Tal catequista tem consciência que seu trabalho catequético não pode se resumir à pura doutrinação, isto é, àquele tipo de instrução que está preocupada somente com o saber, com a teoria, como se o conhecimento das verdades já bastasse para garantir tanto a fé, como a salvação das pessoas.

Com certeza o ensino das verdades da fé é parte importante do trabalho catequético, mas é fundamental que o catequista leve a pessoa a acolher Jesus como principal referência de sua vida. Toda doutrina ensinada, mais do que ser um complexo de normas e leis a serem seguidas, deve proporcionar o encontro com a Palavra de Deus que ilumina, questiona e orienta o caminho de quem quer ser verdadeiro discípulo missionário de Jesus Cristo.

Serão salvos somente os que passarem pela porta estreita, que não é excludente, mas exigente! Afinal, todos são convidados, convocados, a passar por ela, ninguém está excluído da proposta de salvação que Deus faz a todos seus filhos e filhas. Em todo o caso, a porta que leva para a salvação questiona a autenticidade com que cada pessoa, a partir de seu jeito de ser e de suas capacidades, acolhe Jesus e seus ensinamentos, na própria vida.

Por isso, querido catequista, não fique preocupado em realizar seu trabalho para “encher igrejas”, mas sim em conseguir colocar cada catequizando em sintonia com as propostas do Reino de Deus. Quem se preocupa em “encher igrejas” se satisfaz em ficar ensinando muitas regras e devoções intimistas como sendo próprias do ser católico, como marca de sua identidade católica em distinção com as demais religiões... Quem se preocupa em catequizar para o Reino de Deus, procura capacitar o catequizando a se colocar em sintonia com Jesus e seu projeto de um mundo mais fraterno e justo, marcado pelo amor misericordioso de Deus; nesta perspectiva não há espaço para preconceitos que excluem, mas sim para a abertura e acolhida do próximo, do diferente; é conseguir levar a pessoa a ser verdadeiro discípulo missionário de Jesus, aberto para a inclusão, para a solidariedade..., por isso mesmo, capaz de uma participação real e significativa na vida da Igreja, em vista da salvação de todos.


Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No final de semana do 21º domingo do Tempo Comum, celebramos o Dia do Catequista e o evangelho é: Lc 13,22-30. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Para quem o Senhor dirá “não sei de onde são vocês”? O que é preciso fazer para estar entre os que passarão pela porta estreita? Até que ponto estou sendo discípulo missionário de Jesus Cristo? Como entendo a importância do ensino da doutrina na catequese? Meu trabalho catequético é para “encher igrejas” ou em vista do levar as pessoas a tomarem lugar à mesa do Reino de Deus?


AGENDA
- Retiro de Catequistas: será realizado pela Comissão Diocesana em cada Região de Pastoral da Diocese, num domingo, com acolhida às 8h e término às 17h.
Ø  04 de agosto = Litoral Sul: em Itanhaém, na Igreja Nossa Senhora das Graças, no Cibratel II.
Ø  18 de agosto = Litoral Centro: em Praia Grande, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Ocian.
Ø  25 de agosto = São Vicente na E. E. Prof. José de Almeida, Rua José Benedito de Almeida, s/n Parque das Bandeiras.
Ø  01 de setembro = Guarujá em Guarujá, na Paróquia Bom Jesus.
Ø  06 de outubro = Cubatão.
Ø  20 de outubro = Centro I, Centro II e Orla: em Santos.
- Jornada dos Catequistas: organizada pela Comissão AB-C do Regional Sul 1, em sintonia com o Encontro dos Catequistas por ocasião do Ano na Fé no Vaticano:
Ø  Domingo, 29 de setembro em Aparecida. Vamos participar!
- Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!


Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C


FELIZ DIA DO CATEQUISTA!!!!
Não pare nunca de plantar suas sementes, porque você não sabe qual delas vai crescer. Talvez todas cresçam!... (cf. Ecl 11,6)
PARABÉNS, CATEQUISTA! Receba nossos abraços e nossas orações.
Com carinho, Comissão AB-C.

Nenhum comentário: