sábado, 26 de outubro de 2013

VIII SULÃO BÍBLICO - CATEQUÉTICO - ABERTURA E PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O PROTAGONISMO DO CATEQUISTA NO MUNDO E NA IGREJA DE HOJE


São Leopoldo, 25 – 27 de Outubro de 2013.

TEMA: CATEQUISTA: Profeta da fé, vida e da esperança

LEMA: Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz, em vossa vida de fé (Rm, 15,13a).

 

O VIII Sulão Bíblico-Catequético, sediado em São Leopoldo/RS, teve sua abertura às 14hs de hoje, dia 25, com término no domingo, dia 27. A mesa foi composta por Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário Geral da CNBB, dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas/RS, Bispo referencial do Regional Sul3 e presidente a Comissão Episcopal Patoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo e coordenador da CNBB Sul 3, Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo de Uberaba-MG e da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo de Limeira/SP e Bispo Referencial do Regional Sul 1, Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo de Criciúma/SC, Bispo Referencial do Sul4, Dom José Gislon, Bispo de Coxim/MS e referencial do Regional Oeste 1, Dom Antonio Migliore, Bispo de Coxim/MS e referencial do Regional Oeste 1, Profª Liana Plentz, Pe Paulo César Gil, coordenador AB-Catequética Sul 1.

 


 

O cartaz do evento tem um amplo significado. As tochas unidas, formam, juntas, uma única chama. E fazem recordar as palavras de Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda nas trevas” (Jo 8,12). Com essa afirmação de Jesus, os catequistas são convocados a iluminar o mundo, expressando os valores do evangelho: partilha, justiça e paz.

 





ORAÇÃO DO Vlll SULÃO

 

Deus nosso Pai, nesta memória dos 25 anos do Sulão, agradecendo pela caminhada feita, te Pedimos de reanimar em todo o Povo de Deus a esperança, sinal da tua presença amorosa e estímulo para o nosso testemunho.

A tua Palavra continue no centro da vida e da atividade da Igreja. Senhor Jesus, catequista do amor e da esperança, ensina-nos a sermos missionários come tu o foste na Palestina, dois mil anos atrás.

 

Estejam em nós as atitudes presentes no teu agir: misericórdia com os pecadores, procura dos excluídos, amor aos pobres, coragem da verdade, perseverança e confiança no Pai.

 

Deus Espírito Santo, ilumina as nossas mentes para compreender o que significa seguir e anunciar Jesus no mundo de hoje.

 

Dá-nos força para confortar os corações atribulados e animar todos com a esperança, que vem da certeza que "Ele está no meio de nós". Maria, nossa mãe, catequista do filho Jesus e primeira missionária, ajuda-nos a sermos perseverantes no anúncio e no testemunho do Evangelho, para que todos tenham vida e vida em plenitude.

Amém.

 



PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O PROTAGONISMO DO CATEQUISTA NO MUNDO E NA IGREJA DE HOJE

INTRODUÇÃO: Inicio externando o meu agradecimento por este honroso convite que chegou até mim pela Coordenação da Catequese do Regional Sul II. Não sei exatamente porque convidaram a mim para este trabalho, porém estou feliz com a proposta. Trabalhei bastante entre leituras, reflexões, conversas e sínteses para oferecer algo a vocês. Espero que esteja a contento.
Trago comigo um conceito muito amplo de catequese, não apenas a catequese de crianças, mas a catequese de todos os cristãos. Algumas coisas que direi deverão ser entendidas na dimensão da catequese de todos os cristãos e outras, certamente no conceito de catequese das crianças. Em alguns pontos que procurarei lembrar devidamente, acrescentarei um ou outro elemento que parece importante para a compreensão geral do tema.
Sínodo sobre Catequese- 1977- , do qual brotou a Exortação ApostólicaCatechesi Tradendae (A Catequese Hoje), de João Paulo II (1979), em plena coerência com as orientações de Evangelii Nuntiandi.
Diretório Geral da Catequese –1997– Aqui é necessário lembrar toda a história da catequese narrada na primeira parte do Diretório Geral da Catequese que começa pelos grandes Movimentos que tem como auge o Concílio Vaticano II (Bíblico, Teológico, Litúrgico, Pedagógico, Histórico, etc.).


Os gestos, palavras, comportamentos de Jesus falam muito ao homem de hoje.
O PAPA JOÃO PAULO II
Mas, além disso, sem dúvida alguma, todo o mandato do Papa João Paulo II, tem sido de extraordinária riqueza para a renovação da catequese, especialmente suas Encíclicas.
Lembremos ainda da Exortação Pós – Sinodal Sacramentum Caritatis, sobre a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja do Papa Bento XVI (2007).
O PAPA BENTO XVI
Para os nossos dias é importante lembrar da grande contribuição do Papa Bento XVI. Em primeiro lugar a forte presença da Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja (2010). É o resultado do Sínodo dos Bispos de 05 a 26 de outubro de 2008. Quanto impulso deu para práticas catequéticas a partir da Palavra de Deus, sem falar dos muitos esclarecimentos para a continuidade dos estudos e trabalhos pastorais. Veio para ser um complemento e uma continuidade da grande Constituição Conciliar Dei Verbum. As três encíclicas sobre a Caridade cristã, a Esperança cristã e a Fé cristã, respectivamente, Deus Caritas Est (2005), Spe Salvi(2007) e Lumen Fidei (2013), escrita a quatro mãos com o sucessor Papa Francisco.
ALGUNS ELEMENTOS DA CATEQUESE NO BRASIL
No caso do Brasil, tivemos antes do Concílio a grande liderança do Pe. Álvaro Negromonte com seus livros, cursos e congressos, e da Ação Católica, com seu método VER, JULGAR e AGIR e sua Revista de Catequese. Logo depois do Concílio, a liderança esteve com os ISPACs (Institutos de Pastoral Catequética), criado no Brasil por ex-alunos do ISPC de Paris. E também tiveram muita importância para a Catequese, entre nós, tanto a Semana Internacional da Catequese, em Medellín, em 1968, como a Segunda Conferência Episcopal Latino-americana, também em Medellín, no mesmo ano.
DESAFIOS PARA A CATEQUESE QUE BROTAM DAS DGAE-2011-2015.
Estas reflexões são baseadas nas indicações práticas sugeridas pela CNBB para a segunda Urgência da Ação Evangelizadora: Igreja: casa da iniciação à vida cristã. Convém lembrar ainda que as diretrizes partem da reflexão ao redor do Documento de Aparecida que é de 2007.

Inspirações nas Palavras do Papa Francisco
Talvez os maiores desafios para a catequese estejam vindo mesmo através dos discursos e das atitudes do Papa Francisco. No discurso aos Bispos do Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, o Papa deu alguns acenos muito interessantes para o nosso trabalho evangelizador e por isto também catequético.
1. Aparecida: chave de leitura para a missão da Igreja.
 
2. O ícone de Emaús como chave de leitura do presente e do futuro.
3. A primeira circunstância que ocorreu ao longo dos séculos é que “a fé cristã cuja novidade e incidência na vida do homem desde o inicio se expressou com o símbolo da cruz, foi considerada como superstição obscura, oposta à luz da razão. Gerou-se um estado de incomunicação entre a Igreja e a cultura de inspiração cristã, por um lado , e a cultura moderna de cunho iluminista , por outro”. É necessário reabrir o diálogo. O Concílio Vaticano II iniciou este diálogo. Isto também está destacado nas páginas iniciais da Lumen Fidei.
4. A segunda circunstância, “para quem procura ser fiel ao dom do seguimento de Jesus à luz da fé, deriva do fato que este diálogo não é um acessório secundário da existência de quem crê. Ao contrário, é uma expressão íntima e indispensável [dessa existência]”.
5. Faz uma síntese do processo de nascimento e crescimento da fé: “A , para mim, nasce do encontro com Jesus. Um encontro pessoal, que tocou meu coração e deu uma nova direção e um novo sentido à minha existência.
O Papa Francisco convidou para construir uma Nova Primavera. Na Vigília, Francisco refletiu sobre essa primavera a partir de "três imagens que podem nos ajudar a entender melhor o que significa ser um discípulo missionário: a primeira imagem, o campo comolugar onde se semeia; a segunda, o campo como lugar de treinamento; e a terceira, o campo como canteiro de obras". A semente de Jesus precisa ser acolhida. Depois de recebê-la, é preciso cuidá-la, treinar-se para a missão. Por fim, os jovens são convidados a dar o melhor de si e a construir a Igreja.
Este é um Resumo da 1° conferência. mais informações acesse aqui.



São Leopoldo – RS, 25 de Outubro de 2013
Dom Geremias Steinmetz
Bispo Diocesano de Paranavaí - PR
Fonte e fotos: Imaculada Cintra - Sulão de Catequese  Kátia Esteves e Mirtes de Paula


 
 

Nenhum comentário: