sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Artigo de Dezembro de 2016 - Pe. Aparecido Neres Santana

O DISCÍPULO MISSIONÁRIO É A LUZ DO SENHOR




Acabamos de iniciar o Novo Ano Litúrgico (Ano A) onde seguiremos o Evangelho segundo Mateus, e ao mesmo tempo no Brasil o Ano Jubilar Mariano, preparando assim, a celebração dos 300 anos do encontro da Imagem da Senhora Aparecida. Porem nosso caminho continuará a temática da Missionáriedade, contemplando a intercessão de Maria, a mãe que espera o menino Deus, “O Verbo Encarnado”. Nossa reflexão, segue no contexto do Evangelho de Mateus 11, 2-11 – do 3° domingo do advento, conhecido como domingo Gaudete – Alegrai-vos! “Alegrem-se o deserto e a terra seca..., ele vem para vos salvar” (Is 1.4).
O Texto se desenvolve partir da pergunta de João Batista, que envia seus discípulos a Jesus, com a indagação – “Es tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Jesus responde-lhes: ‘Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam as vista, os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados’ (Mt 11, 3-5). A resposta de Jesus não é apenas teórica, como faziam os rabis e os doutores da Lei, mas prática, a partir da Vida real. É do seio da vida que percebe e reconhece o Messias. É com os olhos e os ouvidos, que O vemos no irmão chagado, ouvindo seu clamor que brada aos Céus. Ouvir e ver Jesus, não tanto com os olhos físicos, isto também é importante, mas com os olhos da fé.
João Batista, aparentemente demonstra uma certa dúvida em relação ao Messias, “Es tu aquele que há de vir...?”, talvez porque esperasse também como os demais um Messias triunfalista? Mas Jesus aponta os sinais da chegada do Reino Messiânico, que é curar e evangelizar, a partir dos pobres. Segundo, a nossa missão é fazer com que, as pessoas, sejam evangelizadas e vejam Jesus no irmão que sofre.  Por isso, o discípulo missionário, ouvindo e vendo as dores do irmão, ele cura as chagas da vida.
Para refletirmos: Olhando para nós mesmos – estamos também compactuando, com as cegueiras, da sociedade consumista, especialmente neste tempo do Natal, onde o mais importante é comprar de presentes, comidas e bebidas, do que ver e ouvir as necessidades do irmão? 

Pe. Aparecido Neres Santana - Assessor Eclesiástico da Comissão Ab-C

Nenhum comentário: